NOVAS TURMAS INICIANDO EM 17 DE JANEIRO/2024

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

Com o curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica da Escola Técnica Adélia você aprende com os melhores profissionais da área. Conquiste seu diploma oficial válido em todo território nacional e o COREN de instrumentador.

O TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

O instrumentador cirúrgico é o profissional responsável por controlar materiais e ferramentas para a realização de procedimentos cirúrgicos. O técnico deve conhecer os métodos utilizados em uma cirurgia, auxiliando a equipe médica na administração de ferramentas no centro cirúrgico e ambiente hospitalar.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Certificação: Àquele que concluir as disciplinas que compõem a organização curricular do curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica será conferido o Diploma de Especialização Profissional Técnica em Instrumentação Cirúrgica com validade nacional.

Duração do curso: Entre 9 à 12 meses

Carga horária total do curso: 300h de curso + 150h de estágio (exigido pelo COREN). totalizando 450h

Horário: 3 dias por semana das 20h às 22h ou 1 vez ao sábados das 8h às 13h

O mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico está em constante expansão no Brasil, acompanhando o crescimento do número de hospitais e clínicas médicas em todo o país. Essa tendência proporciona excelentes oportunidades de emprego para os profissionais dessa área. Se você deseja seguir uma carreira como instrumentador cirúrgico, pode construir um futuro promissor, com a possibilidade de atuar em diversos ambientes cirúrgicos. Além de poder ser contratado em um único local, você também terá a opção de integrar equipes médicas que atuam em diferentes locais, o que amplia ainda mais suas perspectivas profissionais.

O salário do instrumentador cirúrgico pode variar de acordo com a carga horária trabalhada, região, experiência, setor e funções exercidas variando entre R$2.000,00 a R$4.900,00 por mês.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO

- Técnicas de Instrumentação Cirúrgica
- Biossegurança em Instrumentação Cirúrgica
- Higiene e Desinfecção de materiais
- Organização Funcional do Bloco Cirúrgico

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

• Prever, solicitar e avaliar os materiais e equipamentos necessários para realização do ato cirúrgico.
  • Atuar em conformidade com o código de ética da profissão e legislação regulamentadora vigentes.
  • Aplicar em sua prática assistencial as normas de biossegurança visando a proteção individual e coletiva
  • Fornecer os instrumentais solicitados pelo cirurgião ou seu auxiliar durante o ato cirúrgico, conforme técnica cirúrgica e asséptica.
  • Conhecer os princípios de ação físico-química dos agentes utilizados na descontaminação, limpeza, antissepsia, desinfecção e esterilização de materiais.
  • Identificar as diversas formas de trabalho e possibilidades de atuação, considerando a organização, complexidade, estrutura e o funcionamento do Centro Cirúrgico.
  • Selecionar, identificar, classificar, conferir e manusear os instrumentais cirúrgicos e os equipamentos de acordo com a especificidade da cirurgia, com a finalidade de garantir a qualidade da instrumentação e otimizar o tempo cirúrgico.

MOTIVOS PARA CURSAR A ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA NA ESCOLA TÉCNICA ADÉLIA

OPORTUNIDADES

A polivalência do profissional técnico faz com que ele seja rapidamente absorvido pelo mercado de trabalho. A sua formação técnica permite um contato maior com a comunidade, possibilitando uma experiência profissional mais realista e segura, te proporcionando uma melhor formação para o mercado de trabalho.

INOVAÇÃO

O curso oferece um conteúdo atualizado com o mercado profissional e estará atento as constantes inovações do setor, além de cumprir com as diversas Leis e Exigências de Estágio e das Normas Técnicas.

CORPO TÉCNICO ESPECIALIZADO

O curso é ministrado por professores com ampla experiência profissional na área que trarão aos alunos as situações reais de trabalho, privilegiando sua formação profissional de acordo com as exigências desse concorrido mercado.

AULAS PRÁTICAS

O aluno participará de atividades práticas em laboratório para que adquiram conhecimentos sobre os procedimentos de enfermagem. Além disso, os alunos poderão atuar em diversos campos de estágio nos hospitais parceiros da escola.

Quais são os requisitos para cursar o técnico em INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA?

O aluno deverá ter terminado o curso técnico em enfermagem e ter um certificado de conclusão.

Como fazer a matrícula na Escola Técnica Adélia?

O aluno deverá vir até a escola com os seguintes documentos:
- 1 Foto 3X4
- Comprovante de Endereço
- CPF e RG
- Comprovante de Escolaridade - Conclusão do curso Técnico em Enfermagem

Qual o valor do curso?

Os valores do curso estão disponíveis no setor de matrícula ou preenchendo o formulário abaixo

Horário de aulas do curso?

Esse curso pode ser feito Na Unidade do Santa Rosa no Guarujá de duas maneiras:

3 dias por semana das 20h às 22h - Duração média do curso 9 meses

1 vez ao sábados das 8h às 13h - Duração média do curso 12 meses

Infelizmente, nossa instituição não permite a eliminação de disciplinas já cursadas e concluídas em outras instituições de ensino. Nossa política acadêmica segue diretrizes específicas que não permitem a substituição de créditos obtidos em outras instituições para esse curso.

Ao término do curso, o aluno recebe diploma?

Sim. O aluno recebe um diploma oficial e reconhecido pelo MEC.

O QUE OS ALUNOS ESTÃO DIZENDO SOBRE A ESCOLA TÉCNICA ADÉLIA ?