João da Silva
A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA ADÉLIA está diretamente ligada com o crescimento e desenvolvimento do Colégio Adélia, que fazem parte hoje da mesma mantenedora.

Após a criação da Escola de Educação Infantil Adélia Camargo Corrêa, em 1978, por Maria Helena Corrêa Augusto, e a autorização para trabalhar com o Ensino Fundamental e Médio, na década de 80, o próximo passo dessa grande mulher, visionária e empreendedora, em parceria com seu filho, Luiz Rogério Corrêa Augusto, foi adentrar na educação profissional.

Sua proposta de educação, sempre inovadora, já EM 1989 trazia junto à autorização do Ensino Médio, a habilitação dos alunos para o magistério, e em janeiro de 1991, obteve a permissão para funcionar com os Cursos Técnicos de Administração e Turismo.

Daí em diante, prezando pela qualidade do Ensino Profissional, assim como sempre fez história e renome na Educação Básica, o Colégio Adélia avançou nas autorizações de funcionamento de Cursos Técnicos, habilitando-se em 2002 com os Técnicos em Informática e Enfermagem, em 2005 com o Técnico em Radiologia, em 2006 com os Técnicos em Farmácia e Telecomunicações, em 2008 com os Técnicos em Petróleo e Gás, Eletrotécnica e Eletrônica, e em 2010 com os Técnicos em Estética, Segurança do Trabalho, Logística e Portos.

Em seguida, em 2014, a Escola Técnica Adélia dá mais um grande passo em direção ao sucesso e qualidade do ensino, se tornando o primeiro Colégio do município do Guarujá a ampliar suas margens de ensino, dando entrada nos trabalhos de Educação à Distância (EAD), conseguindo autorização para funcionamento do Curso Técnico em Informática à distância, e do EJA – Educação de Jovens Adultos no Ensino Médio, também à distância.

A modalidade EAD do Colégio Adélia explora os diversos recursos da tecnologia, com interface moderna e informações permanentemente atualizadas, oferecendo conteúdos exclusivos de conhecimento, capacitação profissional, além da autonomia do aluno, interatividade entre aluno-professor, acesso ao ambiente virtual de aprendizagem em qualquer tempo e lugar, através de celulares, tablets, notebooks e computador, uma vez que não possui limites geográficos.

Também permite que pessoas impossibilitadas de estudar por conta da família, trabalho ou por estar em uma região pouco atendida pelas instituições presenciais, voltem a estudar, completando sua formação e se aprimorando profissionalmente, pela flexibilidade que a educação à distância proporciona ao aluno. Mais que isso, possibilita aos indivíduos conciliarem emprego e estudo, como também suas atividades rotineiras, pois o aluno organiza seus horários, oportunizando o crescimento pessoal e profissional.

Hoje, os Cursos Técnicos de Nível Médio da Escola Técnica Adélia já funcionam 80% de forma presencial e 20% de forma à distância, conforme as regulamentações da área, permitindo maior flexibilidade de estudo e qualidade aos alunos.

Além disso, a Escola Técnica possui ao todo cerca de 180 cursos na modalidade à distância de ensino, entre cursos de Qualificação Profissional FIC – Formação Inicial e Continuada, e Cursos Livres.

Toda a história da criação e funcionamento da Educação Profissional do Colégio Adélia, foi marcada por profissionais extremamente capacitados, especializados na área, laboratórios e equipamentos de última geração, visitas técnicas frequentes, que permitem aproximar os estudantes da realidade profissional da área que escolheram atuar, além da possibilidade de realizar estágios supervisionados no mercado de trabalho, tanto obrigatórios como voluntários, de acordo com a legislação vigente.

A Escola Técnica Adélia, há quase 5 anos, é parceira dos Governos Estadual e Federal, participando dos programas Vence, Pronatec e Jovem Aprendiz, além de possuir seu próprio programa de bolsas de estudo, que contribui socialmente e economicamente com a comunidade do Guarujá e demais cidades, visto que essas práticas contribuem para maior acesso à educação

profissional de toda a população, dando novas oportunidades de vida, e ampliando horizontes dos nossos alunos.

O trabalho que a Escola Técnica Adélia vem desempenhando na Educação profissional é hoje reconhecido nacionalmente, e foi fruto do sonho de uma grande mulher e de seu filho, apaixonados por educação e com vontade de fazer a diferença em nossa sociedade. A nobreza desse trabalho é hoje incorporada também pelos netos da Dona Maria Helena, que compõe o projeto do Colégio e da Escola Técnica Adélia, conservando os pressupostos idealizados por sua avó, e fazendo desta instituição de ensino, sem dúvida, a melhor escolha por educação da baixada santista.